DOMÉSTICO – Empregador deve informar Governo sobre redução ou suspensão de trabalho doméstico

Publicado em: 09 de abril de 2020 | Categoria: Sem categoria

O empregador que optou pela redução salarial ou suspensão do contrato de trabalho do empregado doméstico, deve comunicar ao Ministério da Economia a sua decisão no prazo de 10 dias, e caso não o faça, será o responsável pelo pagamento integral do trabalhador.

A obrigatoriedade consta na MP 936/2010 que permite a redução de jornada e salário e suspensão do contrato de trabalho desde que o empregador siga as regras impostas.

Comunicar Redução ou Suspensão

Para comunicar o Ministério da Economia o empregador deve:

Passo 1: Acessar o Site do Ministério da Economia e preencher o formulário clicando no botão “Quero me Cadastrar”, ou se já possuir cadastro, basta clicar no botão “Já Tenho Cadastro”.

Informar os dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Trabalhadores devem preencher dados para solicitar auxílio emergencial

As informações serão validadas nas bases de dados do governo federal. Em seguida, você será direcionado para um questionário com cinco perguntas sobre sua vida laboral e previdenciária.

Após responder o questionário, receberá uma senha temporária que precisará ser trocada no primeiro acesso ao Portal Emprega Brasil.

Passo 2: após obter a senha provisória pelo sistema do governo, basta acessar o site do Governo, informar o CPF e logo em seguida sua senha cadastrada.

Benefício emergencial

O benefício pago pelo Governo para trabalhadores domésticos afetados é o chamado Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. Ele é calculado com base no seguro-desemprego a que o trabalhador doméstico teria direito se fosse demitido.

 

Vale lembrar que o benefício emergencial pago pelo Governo é calculado com base no seguro-desemprego, mas não interfere nele. Ou seja, mesmo que o empregado receba o benefício durante redução de salário ou suspensão do contrato, caso seja demitido sem justa causa terá direito ao seguro-desemprego, desde que preenchidos os requisitos legais.

Notícias Empresariais

Veja quais itens da lista de material escolar são os mais tributados

22/01/2025

Levantamento realizado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base nos dados do Impostômetro, revela a alta carga tributária em itens da lista de material escolar. No caso da caneta, por exemplo, os...

leia na integra

Receita Federal e a importante informação para todos que usam Pix e cartão de crédito

22/01/2025

No início de 2025, a discussão sobre o monitoramento do Pix e cartões de crédito no Brasil gerou debates acirrados. A medida proposta pelo governo para ampliar o controle sobre as...

leia na integra

Entenda o que muda com a reforma tributária que definiu imposto único de 28% no Brasil

22/01/2025

O Projeto de Lei que regulamenta a reforma tributária sobre o consumo foi sancionado no fim da semana passada. A alíquota geral dos impostos unificados deve ficar em torno de 28%, segundo o secretário extraordinário para a...

leia na integra

Resultado do IPCA reforça necessidade de o governo cortar gastos

22/01/2025

O governo federal vai precisar reduzir as despesas se não quiser uma política monetária ainda mais contracionista em 2025. Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de...

leia na integra

Nota Fiscal Eletrônica será obrigatória para produtores rurais a partir de fevereiro de 2025

22/01/2025

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo emitiu um alerta, nesta segunda-feira (20), para uma nova obrigação que já entrará em vigência nos próximos dias: a Nota...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2025 - Todos os Direitos Reservados