Como lidar com o conflito de gerações no ambiente corporativo

Publicado em: 24 de novembro de 2018 | Categoria: Sem categoria

Aliar a experiência e a ponderação à criatividade e inovação é uma boa ideia, mas quando isso envolve pessoas no mesmo ambiente de trabalho temos que tomar um pouco mais de cuidado.

A convivência de várias gerações dentro de um ambiente de trabalho traz muitos benefícios, No entanto, é preciso lidar com as resistências causadas pelo conflito de gerações.

Os conflitos podem ser de relacionamento, aquele que abrange  diferenças pessoais, de valores e objetivos , conflitos de processo que envolvem  delegações de atividades no  trabalho e conflito  de tarefas que estão relacionadas  a finalidade  do trabalho quanto aos seus objetivos e metas.

A consultoria  VitalSmarts em pesquisa com gestores  detectou que  pelo menos cinco horas de trabalho são perdidas em discussões com diferentes faixas etárias por terem pensamentos divergentes .Isso implica numa perda de até 12% do faturamento.

Perfis geracionais

Atualmente podemos facilmente lidar com quatro gerações diferentes nos ambientes de trabalho. São elas:

Gestão de conflitos

O que podemos fazer para lidar com as resistências

Coaching

O coaching pode ser uma boa alternativa. A figura de um coach pode ajudar no aprendizado de se trabalhar em equipe aproveitando  o melhor de cada geração , propiciando aprendizado, aprimorando relações interpessoais e compartilhando informações .

Ele pode auxiliar que os profissionais possam repensar suas atitudes e limitações utilizando perguntas que levem a essa reflexão.

Um mix de profissionais de diversas gerações numa mesma equipe com a supervisão do coach pode dar excelentes resultados e serve para criar um ambiente propício para a criatividade.

Workshop

A realização de workshops com dinâmicas em grupo para estimular o espírito de equipe  e o autoconhecimento funciona muito bem para  minar eventuais resistências .

Antes de tudo é necessário que o setor de Gestão de pessoas mapeie quais os comportamentos que devem ser melhorados na organização para depois atuar.

Um bom leiaute

Ambientes abertos também facilitam a integração, estimulam a comunicação interpessoal, desencorajam fofocas e incentivam a troca de experiências.

Algumas atitudes podem ajudar no bom andamento do trabalho e obter maior sinergia entre as pessoas:

Harmonia no ambiente

Se encarado e trabalhado de forma correta, o conflito de gerações pode não ser prejudicial. Lembre-se de que cada vez estamos vivendo mais e nos aposentando mais tarde. Esse contato entre o “novo” e o “experiente” pode impulsionar a inovação e provocar melhorias no processo decisório.

Afinal, diversificar a forma de pensar e sair da zona de conforto é bom para a empresa repensar processos e criar alternativas. Pensar e agir da mesma forma pode ocasionar uma inércia progressiva que não é nada saudável para os negócios.

Notícias Empresariais

Sua empresa pode ter dívidas e você nem sabe: aprenda a consultar pelo CNPJ

21/03/2025

A inadimplência no Brasil é um desafio que afeta tanto indivíduos quanto empresas. Segundo o Indicador de Inadimplência das Empresas, em novembro de 2024, mais de 7 milhões de empresas estavam negativadas, o que soma...

leia na integra

67% das PMEs monitoram score por competitividade, diz pesquisa

21/03/2025

A maioria das PMEs (pequenas e médias empresas) brasileiras monitora sua pontuação de crédito principalmente para aumentar suas chances em concorrências e garantir competitividade. Pesquisa da Serasa Experian enviada...

leia na integra

Salário emocional: como empresas estão retendo talentos sem aumentar salários

21/03/2025

O desengajamento profissional é um problema crescente no Brasil e no mundo. Segundo estudo da Gallup, 72% dos trabalhadores brasileiros não se sentem conectados ao seu emprego. Globalmente, o índice de engajamento é de...

leia na integra

Declarações do IR chegam a 1 milhão, mas velocidade de envio é menor do que em 2024

21/03/2025

A Receita Federal informou que, nos dois primeiros dias de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025, mais de 1,5 milhão de documentos foram submetidos pelos contribuintes. Até as 10h da...

leia na integra

STJ define que período de apuração para compensação se refere à data do fato gerador do tributo

21/03/2025

Por unanimidade, a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o período de apuração, previsto na Lei 11.457/07 para fins de compensação de créditos, trata da data do fato gerador do...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2025 - Todos os Direitos Reservados