Fim da EIRELI: lei extingue modalidade no país

Publicado em: 31 de agosto de 2021 | Categoria: Sem categoria

A Lei 14.195/21, publicada na última sexta-feira (27) no Diário Oficial da União, prevê o fim da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) .

De acordo com a norma, todas as empresas registradas nessa modalidade serão transformadas automaticamente em Sociedade Limitada Unipessoal (SLU).

O artigo 41 ainda esclarece que essa mudança será realizada a partir da data de vigência da lei, que ocorreu na última sexta-feira (27).

Contudo, o DREI (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) deverá publicar um ato para disciplinar a transformação dessas empresas.

O Portal Contábeis entrou em contato com o DREI para entender o que levou à exclusão da modalidade e saber a previsão da publicação do novo ato, mas o Departamento não respondeu até o término desta reportagem.

EIRELI

A EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) foi criada pela Lei 12.441/2011. Entre os benefícios está a possibilidade de ser constituída por um único sócio.

Além disso, o proprietário não pode ter o seu patrimônio pessoal afetado pelas dívidas da empresa. Ou seja, a organização é a única responsável pelo cumprimento de seus deveres e direitos.

 

Por algum tempo, essa categoria atraiu as micro e pequenas empresas, já que é um modelo mais simplificado de negócio. No entanto, tinha alguns entraves, já que exigia que o capital social não fosse inferior a 100 salários mínimos, cerca de R$ 110.00,00, e proibia o sócio de constituir outras pessoas jurídicas.

Notícias Empresariais

STF decreta o fim do sigilo bancário no Brasil: O que acontece com a sua conta?

02/10/2024

Em uma decisão histórica que promete reconfigurar o panorama financeiro e legal do país, o Supremo Tribunal Federal (STF) decretou o fim do sigilo bancário no Brasil. A medida, tomada após...

leia na integra

Alerta: 98% das empresas correm risco de multas astronômicas por falta de envio de SSTs ao eSocial

02/10/2024

Com a entrada em vigor do eSocial para empresas de grau de risco 1 e 2 em janeiro deste ano, e o início da fiscalização automática dos negócios de grau de risco 3 e 4 em julho, a Expertisa Saúde,...

leia na integra

TST decide que empresa pode abater prejuízos causados por colaborador das verbas trabalhistas devidas

02/10/2024

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu rejeitar o recurso de um analista de projetos da Gafor S.A. contra uma deliberação que autorizou a companhia a abater os prejuízos causados pelo empregado, devido a uma fraude...

leia na integra

13º honorário para a contabilidade: uma necessidade e não uma opção

02/10/2024

Quando chega o final do ano, uma das maiores discussões entre empresas e contabilidades é o pagamento do 13º honorário. Muitos empresários questionam: "Por que devo pagar um mês extra à...

leia na integra

Lucro contábil x lucro tributável

02/10/2024

Desde 1978, o lucro fiscal nas empresas tributadas pelo denominado “lucro real” (na época dizíamos que era por conta do Rei Leão…) se baseia, inicialmente, na figura do lucro apurado pela contabilidade...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2024 - Todos os Direitos Reservados