ECONOMIA – Auxílio emergencial pode ser pago por mais três meses

Publicado em: 26 de novembro de 2020 | Categoria: Sem categoria

Considerando a dificuldade do Governo Federal em estabelecer um substituto para o Bolsa Família conforme intencionado, alguns parlamentares têm se mostrado favoráveis à prorrogação do Decreto de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19.

A proposta é adiar o prazo que, a princípio, termina no dia 31 de dezembro de 2020, por mais três meses em 2021.

Diante desta possível prorrogação do Decreto, entende-se que também seria necessário e, até mesmo viável, dar continuidade aos pagamentos do auxílio emergencial, considerando que uma das normas que dispõem sobre a concessão do benefício é que, a vigência dele é equivalente ao do Decreto de calamidade pública.

Caso o auxílio emergencial fosse estendido, o Governo Federal também teria mais tempo para se concentrar na criação de um novo programa de transferência de renda e, apesar da resistência do Governo, o plano tem se fortalecido entre os congressistas.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o Decreto e, consequentemente, o prazo do benefício são ampliados, muito menos que ambas as alternativas continuam em debate entre os políticos.

Em outra ocasião, o político já havia discutido sobre o tema na comissão mista responsável por analisar os gastos com o combate ao coronavírus, mais precisamente no início do mês de outubro.

De acordo com o vice-líder do PSD no Senado Federal, Vanderlan Cardoso (GO), que também compõe a base aliada e a comissão da reforma tributária, declarou que apoia a prorrogação do Decreto de calamidade pública.

Entretanto, o parlamentar destacou que, a proposta não é prevista pelo Governo.

“Eu acredito que vai se estender por, pelo menos mais dois ou três meses, pelo menos no início do ano.

Essa pandemia até o fim do ano não vai diminuir assim, e o decreto é o caminho”, afirmou o senador.

Ministro da Economia nega a prorrogação

Na oportunidade, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou no dia 16 de outubro, uma nova prorrogação do auxílio emergencial.

Por outro lado, defender a premissa de deixar uma brecha para cionar um novo orçamento de guerra, caso surjam novas ondas do coronavírus no país.

“Se a Covid voltar em 2021, é diferente.

Mas é totalmente indesculpável usar uma doença para pedir estímulo artificial.

Isso é uma fraude, é falso, é indesculpável, é má política.

É comprometer a futura geração por um ato covarde”, ponderou o ministro ao ser questionado sobre a prorrogação.

Paulo Guedes ainda afirmou que o Governo não tem nenhuma intenção em estender mais uma vez, o estado de calamidade pública, consequentemente, o auxílio emergencial também não deverá ser prorrogado.

“Não é nossa intenção, não é o que o presidente disse, não é o que o ministro quer de maneira alguma.

Temos de ter responsabilidade pelo nosso orçamento e mostrar que temos responsabilidade e força para pagar pela nossa própria guerra e, não deixar [a conta] para nossos filhos”, justificou o ministro.

Notícias Empresariais

INFORMAÇÃO - Consumidora superendividada terá novo prazo para quitar dívidas

02/10/2023

Consumidora superendividada terá novo prazo para pagar débitos bancários. Juiz de Direito Bruno Paes Straforini, da 1ª vara Cível de Barueri/SP, entendeu pela necessidade do parcelamento compulsório, pois a consumidora...

leia na integra

NOTÍCIAS - O ROI da propaganda: como medir o sucesso das ações de Marketing?

02/10/2023

Em um mundo cada vez mais conectado e digital, mensurar o sucesso das ações de marketing tornou-se um desafio complexo e crucial. A capacidade de entender o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing é fundamental para tomar...

leia na integra

INFORMAÇÃO - MALHA FINA IR 2023: 3,1% das declarações caíram na malha fina, alcançando 1,3 milhão de contribuintes retidos

02/10/2023

A Receita Federal divulgou nesta quinta-feira (28) que mais de 1,3 milhão de contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda (IR) neste ano. Um total de 1.366.778 declarações do Imposto de Renda...

leia na integra

TECNOLOGIA - Como um escritório de contabilidade pode usar um chatbot?

02/10/2023

A Inteligência Artificial (IA) veio para revolucionar a forma como os trabalhadores realizam suas tarefas e se tornou uma grande aliada em todas as profissões, e nos escritórios de contabilidade essa realidade não...

leia na integra

MEI - MEIs encontram vantagens econômicas na formalização e no cartão BNDES

02/10/2023

A formalização como Microempreendedor Individual (MEI) tem se tornado cada vez mais benéfica para trabalhadores informais. Além de viabilizar a emissão de notas fiscais e o acesso a benefícios do Instituto...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -