Conheça as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa

Publicado em: 13 de dezembro de 2018 | Categoria: Sem categoria

Toda empresa precisa seguir uma série de obrigações fiscais e contábeis, impostas pelo governo para garantir a regularidade da atuação do negócio. Ao cumpri-las, a empresa se mantém dentro da legislação e não coloca em risco as suas atividades no caso de uma fiscalização.

Para isso, é preciso realizar cadastros, pagar tributos, prestar contas e enviar declarações. Independentemente do porte e enquadramento jurídico, existem compromissos em comum para todas as empresas. Porém, existem também obrigações fiscais e contábeis diferenciadas para cada regime tributário e para tipos de atividades, como indústrias e profissionais liberais.

Neste artigo, vamos falar das principais obrigações às quais as empresas estão sujeitas. Acompanhe e saiba o que você deve manter em dia no seu negócio:

O que são obrigações fiscais?

As obrigações fiscais (ou tributárias) estão relacionadas ao pagamento de impostos. Ao cumpri-las, a empresa se mantém em regularidade junto ao Fisco. Além disso, o cumprimento dessas obrigações serve também de base para os compromissos contábeis, que veremos a seguir.

Confira agora quais são elas:

Emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas a empresas ? seja na venda de mercadorias, seja na prestação de serviços. A única exceção é o MEI, que não é obrigado a emitir NF para pessoas físicas.

Pagar impostos em dia

O pagamento de tributos também é obrigatório para todas as empresas. Estes são alguns impostos que incidem sobre elas:

Porém, o enquadramento tributário de cada empresa define quais serão os impostos e a forma de recolhimento. Tudo isso é parte das obrigações fiscais.

O MEI paga um valor fixo mensal por meio do DAS. As empresas do Simples Nacional também pagam os impostos pelo DAS, mas o valor é variável. Já as empresas de Lucro Real e Lucro Presumido pagam os tributos individualmente a cada mês.

Declarar o recolhimento de impostos

Trata-se das obrigações tributárias acessórias. Elas compreendem as informações prestadas ao governo para comprovar que a empresa recolheu os impostos. Estas são as principais declarações, que podem variar de acordo com o enquadramento jurídico:

Principais obrigações contábeis das empresas no Brasil

Os compromissos contábeis estão relacionados às obrigações fiscais. A contabilidade precisa conciliar as informações fiscais, a apuração da carga tributária e o faturamento da empresa para enviar relatórios e declarações que comprovem a situação financeira e patrimonial e a regularidade das suas atividades. Saiba agora quais são elas:

Formalizar a empresa

É já no momento da abertura da empresa que começam as obrigações contábeis. Obter os registros e autorizações nos órgãos competentes são as primeiras atividades para formalizar o negócio conforme a lei. Estas são as principais tarefas:

Enviar demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis informam a situação patrimonial e financeira da empresa. Sob os cuidados de um contador, elas são apresentadas ao governo, bancos, sócios e investidores, e servem também de orientação para os gestores.

Estas são as principais demonstrações, cuja obrigatoriedade varia conforme o enquadramento jurídico:

Contabilidade online: mantenha as obrigações fiscais e contábeis em dia

Além das obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda têm uma série de outros compromissos, como os trabalhistas e previdenciários. Perceba, portanto, como são diversos os deveres de um negócio para não correr riscos diante da fiscalização. Eles exigem bastante organização para a empresa não se perder nos documentos e prazos que precisa cumprir.

Para isso, o ideal é contar com um sistema que ajude nas rotinas fiscais e contábeis. A contabilidade online, então, é a solução para quem quer cumprir essas obrigações com mais agilidade e praticidade.

Uma plataforma de contabilidade online oferece recursos para organizar os documentos, otimizar o tempo e desburocratizar os processos. Você consegue manter o registro das movimentações, receber lembretes de prazos, enviar declarações, organizar as guias de impostos e emitir notas fiscais, entre outras diversas atividades ? tudo em um só lugar.

Além disso, você também não terá mais dores de cabeça com as obrigações fiscais, podendo receber orientações de uma equipe de contadores. O atendimento é personalizado para as dúvidas e necessidades da sua empresa.

Dica Jornal Contábil: Atenção você contador, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Notícias Empresariais

TRIBUTÁRIO - Juros Selic – Créditos Tributários Federais

26/06/2019

A taxa de juros SELIC é aplicável no pagamento, na restituição, na compensação ou no reembolso de tributos federais. Seu índice percentual varia mensalmente, e a tabela contendo sua acumulação...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Mais de 5 mil empresas caem na malha fina e devem R$ 1 bilhão

26/06/2019

A Receita Federal identificou mais de R$ 1 bilhão em sonegação fiscal de empresas, entre março e maio deste ano. No período, foram autuadas 5.241 empresas em todo o país por irregularidades no Imposto de...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Controle de estoque no Bloco K e Bloco H - já ouvi falar, mas o que são?

26/06/2019

Estamos finalizando o mês de junho e iniciando o segundo semestre, e temos uma novidade para empresa dos blocos K e H e seu estoque. Bom para começar vou lhes falar a respeito de um sistema de declarações que o governo...

leia na integra

TRABALHISTA - INSS Divulga Disponibilização de Todos Seus Serviços Pela Internet

25/06/2019

O INSS anunciou nesta terça (19), em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, os primeiros resultados do projeto de Transformação Digital no Instituto. Vários serviços já podem ser feitos...

leia na integra

TRABALHISTA - eSocial: Nota de Documentação Evolutiva 03/2019 da DIRF é suspensa

25/06/2019

A Nota de Documentação Evolutiva - NDE 03/2019, que trata de eventos referentes principalmente a imposto de renda, foi suspensa até a conclusão dos trabalhos de simplificação do eSocial. A medida...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -