Conheça as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa

Publicado em: 13 de dezembro de 2018 | Categoria: Sem categoria

Toda empresa precisa seguir uma série de obrigações fiscais e contábeis, impostas pelo governo para garantir a regularidade da atuação do negócio. Ao cumpri-las, a empresa se mantém dentro da legislação e não coloca em risco as suas atividades no caso de uma fiscalização.

Para isso, é preciso realizar cadastros, pagar tributos, prestar contas e enviar declarações. Independentemente do porte e enquadramento jurídico, existem compromissos em comum para todas as empresas. Porém, existem também obrigações fiscais e contábeis diferenciadas para cada regime tributário e para tipos de atividades, como indústrias e profissionais liberais.

Neste artigo, vamos falar das principais obrigações às quais as empresas estão sujeitas. Acompanhe e saiba o que você deve manter em dia no seu negócio:

O que são obrigações fiscais?

As obrigações fiscais (ou tributárias) estão relacionadas ao pagamento de impostos. Ao cumpri-las, a empresa se mantém em regularidade junto ao Fisco. Além disso, o cumprimento dessas obrigações serve também de base para os compromissos contábeis, que veremos a seguir.

Confira agora quais são elas:

Emitir notas fiscais

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas a empresas ? seja na venda de mercadorias, seja na prestação de serviços. A única exceção é o MEI, que não é obrigado a emitir NF para pessoas físicas.

Pagar impostos em dia

O pagamento de tributos também é obrigatório para todas as empresas. Estes são alguns impostos que incidem sobre elas:

Porém, o enquadramento tributário de cada empresa define quais serão os impostos e a forma de recolhimento. Tudo isso é parte das obrigações fiscais.

O MEI paga um valor fixo mensal por meio do DAS. As empresas do Simples Nacional também pagam os impostos pelo DAS, mas o valor é variável. Já as empresas de Lucro Real e Lucro Presumido pagam os tributos individualmente a cada mês.

Declarar o recolhimento de impostos

Trata-se das obrigações tributárias acessórias. Elas compreendem as informações prestadas ao governo para comprovar que a empresa recolheu os impostos. Estas são as principais declarações, que podem variar de acordo com o enquadramento jurídico:

Principais obrigações contábeis das empresas no Brasil

Os compromissos contábeis estão relacionados às obrigações fiscais. A contabilidade precisa conciliar as informações fiscais, a apuração da carga tributária e o faturamento da empresa para enviar relatórios e declarações que comprovem a situação financeira e patrimonial e a regularidade das suas atividades. Saiba agora quais são elas:

Formalizar a empresa

É já no momento da abertura da empresa que começam as obrigações contábeis. Obter os registros e autorizações nos órgãos competentes são as primeiras atividades para formalizar o negócio conforme a lei. Estas são as principais tarefas:

Enviar demonstrações contábeis

As demonstrações contábeis informam a situação patrimonial e financeira da empresa. Sob os cuidados de um contador, elas são apresentadas ao governo, bancos, sócios e investidores, e servem também de orientação para os gestores.

Estas são as principais demonstrações, cuja obrigatoriedade varia conforme o enquadramento jurídico:

Contabilidade online: mantenha as obrigações fiscais e contábeis em dia

Além das obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda têm uma série de outros compromissos, como os trabalhistas e previdenciários. Perceba, portanto, como são diversos os deveres de um negócio para não correr riscos diante da fiscalização. Eles exigem bastante organização para a empresa não se perder nos documentos e prazos que precisa cumprir.

Para isso, o ideal é contar com um sistema que ajude nas rotinas fiscais e contábeis. A contabilidade online, então, é a solução para quem quer cumprir essas obrigações com mais agilidade e praticidade.

Uma plataforma de contabilidade online oferece recursos para organizar os documentos, otimizar o tempo e desburocratizar os processos. Você consegue manter o registro das movimentações, receber lembretes de prazos, enviar declarações, organizar as guias de impostos e emitir notas fiscais, entre outras diversas atividades ? tudo em um só lugar.

Além disso, você também não terá mais dores de cabeça com as obrigações fiscais, podendo receber orientações de uma equipe de contadores. O atendimento é personalizado para as dúvidas e necessidades da sua empresa.

Dica Jornal Contábil: Atenção você contador, conheça nosso treinamento voltado para contadores iniciantes, ensinando na prática procedimentos contábeis que todo contador precisa saber, mas que não se ensina na faculdade.

Notícias Empresariais

TRIBUTÁRIO - Então, como declarar o investimento CDB?

21/03/2019

Foi dada a largada para a declaração do Imposto de Renda. E é nessa hora que percebemos que precisaremos correr atrás de muitas informações para entregar ao contador ou então, para nós mesmo fazermos. Para...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Saiba como declarar FGTS e seguro-desemprego recebido

21/03/2019

Quem foi demitido em 2018 pode ser obrigado a declarar imposto de renda mesmo não tendo recebido salário o ano passado. Uma das dúvidas recebidas por VEJA é sobre como fazer o informe das verbas rescisórias ao Leão,...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Como declarar gastos com educação no Imposto de Renda

21/03/2019

Hora de acertar as contas com o Leão. E, apesar da declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física acontecer todos os anos, sempre tem aquela dúvida persistente. Quem teve R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis...

leia na integra

TRABALHISTA - eSocial provoca corrida para regularizar empresas inativas

20/03/2019

Os cinco principais municípios da RML (Região Metropolitana de Londrina) registraram incremento na abertura de empresas em 2018, segundo dados da Jucepar (Junta Comercial do Paraná). Com exceção de Ibiporã, os...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Como é feita a emissão de Nfc-e?

20/03/2019

Existe uma variedade de modelos de nota fiscal a serem utilizadas pelas empresas, tanto para ter o registro documental próprio como para fornecer ao consumidor. Por esse motivo, não é incomum confundir-se sobre as especificidades...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -