Como lidar com o conflito de gerações no ambiente corporativo

Publicado em: 24 de novembro de 2018 | Categoria: Sem categoria

Aliar a experiência e a ponderação à criatividade e inovação é uma boa ideia, mas quando isso envolve pessoas no mesmo ambiente de trabalho temos que tomar um pouco mais de cuidado.

A convivência de várias gerações dentro de um ambiente de trabalho traz muitos benefícios, No entanto, é preciso lidar com as resistências causadas pelo conflito de gerações.

Os conflitos podem ser de relacionamento, aquele que abrange  diferenças pessoais, de valores e objetivos , conflitos de processo que envolvem  delegações de atividades no  trabalho e conflito  de tarefas que estão relacionadas  a finalidade  do trabalho quanto aos seus objetivos e metas.

A consultoria  VitalSmarts em pesquisa com gestores  detectou que  pelo menos cinco horas de trabalho são perdidas em discussões com diferentes faixas etárias por terem pensamentos divergentes .Isso implica numa perda de até 12% do faturamento.

Perfis geracionais

Atualmente podemos facilmente lidar com quatro gerações diferentes nos ambientes de trabalho. São elas:

Gestão de conflitos

O que podemos fazer para lidar com as resistências

Coaching

O coaching pode ser uma boa alternativa. A figura de um coach pode ajudar no aprendizado de se trabalhar em equipe aproveitando  o melhor de cada geração , propiciando aprendizado, aprimorando relações interpessoais e compartilhando informações .

Ele pode auxiliar que os profissionais possam repensar suas atitudes e limitações utilizando perguntas que levem a essa reflexão.

Um mix de profissionais de diversas gerações numa mesma equipe com a supervisão do coach pode dar excelentes resultados e serve para criar um ambiente propício para a criatividade.

Workshop

A realização de workshops com dinâmicas em grupo para estimular o espírito de equipe  e o autoconhecimento funciona muito bem para  minar eventuais resistências .

Antes de tudo é necessário que o setor de Gestão de pessoas mapeie quais os comportamentos que devem ser melhorados na organização para depois atuar.

Um bom leiaute

Ambientes abertos também facilitam a integração, estimulam a comunicação interpessoal, desencorajam fofocas e incentivam a troca de experiências.

Algumas atitudes podem ajudar no bom andamento do trabalho e obter maior sinergia entre as pessoas:

Harmonia no ambiente

Se encarado e trabalhado de forma correta, o conflito de gerações pode não ser prejudicial. Lembre-se de que cada vez estamos vivendo mais e nos aposentando mais tarde. Esse contato entre o “novo” e o “experiente” pode impulsionar a inovação e provocar melhorias no processo decisório.

Afinal, diversificar a forma de pensar e sair da zona de conforto é bom para a empresa repensar processos e criar alternativas. Pensar e agir da mesma forma pode ocasionar uma inércia progressiva que não é nada saudável para os negócios.

Notícias Empresariais

ECONOMIA - Setor de serviços cresce 0,1% em outubro, diz IBGE

14/12/2018

O volume de serviços no país cresceu 0,1% de setembro para outubro deste ano, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Simples Nacional - Regulamento sofre alteração

14/12/2018

O regulamento do Simples Nacional de que trata a Lei Complementar 123/2006 sofre alteração A novidade veio com a publicação da Resolução nº 143/2018 (DOU de 14/12), que altera a Resolução...

leia na integra

CONTÁBIL - Entenda o que é e como funciona o PER DCOMP

14/12/2018

Em seguida, desvendaremos os mistérios que envolvem o PER DCOMP – Pedido Eletrônico de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação. Antes de tudo, o PER DCOMP é...

leia na integra

CONTÁBIL - Situação do benefício no INSS: Você sabe fazer a consulta?

14/12/2018

Elaboramos esse pequeno manual de como realizar a consulta de aposentadoria no site do INSS, caso você tenha interesse em acompanhar a situação do benefício ao qual espera receber. Dessa forma, você...

leia na integra

CONTÁBIL - NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica vai exigir ainda mais atenção de varejistas em 2019

14/12/2018

A NFC-e tem que ser emitida após qualquer compra entre um estabelecimento comercial e uma pessoa física. É preciso possuir Certificado Digital, e no caso do Estado de São Paulo, possuir também o equipamento...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -