Como lidar com o conflito de gerações no ambiente corporativo

Publicado em: 24 de novembro de 2018 | Categoria: Sem categoria

Aliar a experiência e a ponderação à criatividade e inovação é uma boa ideia, mas quando isso envolve pessoas no mesmo ambiente de trabalho temos que tomar um pouco mais de cuidado.

A convivência de várias gerações dentro de um ambiente de trabalho traz muitos benefícios, No entanto, é preciso lidar com as resistências causadas pelo conflito de gerações.

Os conflitos podem ser de relacionamento, aquele que abrange  diferenças pessoais, de valores e objetivos , conflitos de processo que envolvem  delegações de atividades no  trabalho e conflito  de tarefas que estão relacionadas  a finalidade  do trabalho quanto aos seus objetivos e metas.

A consultoria  VitalSmarts em pesquisa com gestores  detectou que  pelo menos cinco horas de trabalho são perdidas em discussões com diferentes faixas etárias por terem pensamentos divergentes .Isso implica numa perda de até 12% do faturamento.

Perfis geracionais

Atualmente podemos facilmente lidar com quatro gerações diferentes nos ambientes de trabalho. São elas:

Gestão de conflitos

O que podemos fazer para lidar com as resistências

Coaching

O coaching pode ser uma boa alternativa. A figura de um coach pode ajudar no aprendizado de se trabalhar em equipe aproveitando  o melhor de cada geração , propiciando aprendizado, aprimorando relações interpessoais e compartilhando informações .

Ele pode auxiliar que os profissionais possam repensar suas atitudes e limitações utilizando perguntas que levem a essa reflexão.

Um mix de profissionais de diversas gerações numa mesma equipe com a supervisão do coach pode dar excelentes resultados e serve para criar um ambiente propício para a criatividade.

Workshop

A realização de workshops com dinâmicas em grupo para estimular o espírito de equipe  e o autoconhecimento funciona muito bem para  minar eventuais resistências .

Antes de tudo é necessário que o setor de Gestão de pessoas mapeie quais os comportamentos que devem ser melhorados na organização para depois atuar.

Um bom leiaute

Ambientes abertos também facilitam a integração, estimulam a comunicação interpessoal, desencorajam fofocas e incentivam a troca de experiências.

Algumas atitudes podem ajudar no bom andamento do trabalho e obter maior sinergia entre as pessoas:

Harmonia no ambiente

Se encarado e trabalhado de forma correta, o conflito de gerações pode não ser prejudicial. Lembre-se de que cada vez estamos vivendo mais e nos aposentando mais tarde. Esse contato entre o “novo” e o “experiente” pode impulsionar a inovação e provocar melhorias no processo decisório.

Afinal, diversificar a forma de pensar e sair da zona de conforto é bom para a empresa repensar processos e criar alternativas. Pensar e agir da mesma forma pode ocasionar uma inércia progressiva que não é nada saudável para os negócios.

Notícias Empresariais

TRIBUTÁRIO - Nova Instrução Normativa regulamenta o parcelamento de débitos perante a Receita Federal

20/05/2019

Foi publicada hoje no Diário Oficial da União a Instrução Normativa nº 1.891/2019, que regulamenta o parcelamento de débitos nas modalidades ordinária e simplificada perante a Receita Federal. A publicação...

leia na integra

TRIBUTÁRIO - Reforma Tributária PEC 45/2019 Recebe Parecer Favorável

20/05/2019

O relator da reforma tributária (PEC 45/19), deputado João Roma (PRB-BA), apresentou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (15), seu parecer pela...

leia na integra

EMPRESARIAL - MEI inadimplente e o cancelamento da inscrição na categoria

20/05/2019

O aumento da inadimplência no programa Microempreendedor Individual (MEI) tem preocupado a equipe econômica, que não descarta mudanças nas regras do sistema na nova reforma da Previdência. “Tem muito MEI que não...

leia na integra

INSS - Atenção: INSS está em atraso com 1,4 milhões de brasileiros

17/05/2019

De acordo com a legislação brasileira o INSS – (Instituto Nacional do Seguro Social) tem 45 dias para responder por um pedido de aposentadoria. No entanto, não é isso que vem acontecendo o que deixa pelo menos 1,4 milhões...

leia na integra

FGTS - Proposta permite uso do FGTS para pagamento de dívidas tributárias

17/05/2019

O Projeto de Lei 1518/19 permite a movimentação da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortização ou quitação de dívidas tributárias, como IPVA, IPTU e Imposto...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -