Black Friday: aumento das vendas em novembro pode facilitar renovação de estoques para o Natal

Publicado em: 22 de novembro de 2019 | Categoria: Sem categoria

O resultado positivo da data para o setor acontece em virtude da confiança que o período ganhou dos comerciantes e da maior participação de estabelecimentos nas ofertas e promoções, o que o torna bastante aguardado pelo comércio varejista.

Ainda que a Black Friday esteja programada para o dia 29 deste mês, os varejistas aproveitam a tendência positiva de novembro para antecipar as campanhas de divulgação, prolongando as ofertas ao máximo. Esse pode ser um trunfo para que o empresário equilibre os níveis de estoque que porventura ficaram acima do adequado para o estabelecimento e para que prepare as prateleiras para as vendas natalinas.

PCCE

Para o varejo físico, é esperado um crescimento de 7,4% no total do comércio neste mês. O comércio eletrônico deve movimentar em novembro em torno de R$ 2,9 bilhões, ao passo que o faturamento total do comércio varejista deve ficar em torno R$ 68 bilhões.

Entretanto, em uma análise dos segmentos dos bens de consumo, eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento devem ter expansão de apenas 5% nas vendas nas lojas físicas. Os dados da PCCE apontam para a tendência de que a data traga mais efeitos positivos para esses segmentos no comércio eletrônico do que no físico.

Novembro é o mês com maior peso no faturamento anual do comércio eletrônico, com aproximadamente 14,5% de participação no resultado total, seguido de dezembro – em torno de 9%.

Já a participação do varejo online no total dos ganhos do comércio varejista, excluindo o mês de novembro, gira em torno de 2,5%, conforme a série histórica da PCCE aponta. O desempenho em novembro, contudo, é aquecido a ponto de levar essa participação para 4,3%.

O crescimento nas vendas pode ser influenciado pela melhora – ainda que lenta – no cenário econômico, além de preços ancorados em patamares abaixo da inflação (aproximadamente 3,29% previstos para 2019 no boletim Focus do Banco Central), com taxas de juros em tendência de queda, uma recuperação discreta da geração de empregos e mais confiança de agentes, tanto dos consumidores quando dos empresários mais confiantes, para investir e contratar no período do fim do ano.

Outros fatores que tendem a impulsionar o consumo e a aquecer o faturamento real do setor são a injeção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na renda das famílias e o décimo terceiro.

Notícias Empresariais

EMPRESARIAL - Como traçar um plano assertivo para atingir suas metas?

21/02/2020

Você provavelmente já deve ter tido a sensação de não ter produzido nada ao longo dia, mesmo realizando várias tarefas, não é mesmo? Esse é um relato muito comum que ouço dos meus clientes....

leia na integra

TRIBUTÁRIO - INSS: orientações para pagamento do complemento de guia do contribuinte individual

21/02/2020

A complementação mensal do INSS, prevista no inciso I do art. 29 da Emenda Constitucional nº 103, de 12 de novembro de 2019, deve ser realizada pelo segurado (empregado ou não) da seguinte forma: 1. Utilizar o Documento...

leia na integra

ENDIVIDAMENTO TRIBUTÁRIO - Endividamento Tributário é o que mais inviabiliza o crescimento da empresa

21/02/2020

O maior inviabilizador do crescimento da pequena e média empresa brasileira hoje é o débito tributário acumulado, que por sua vez compromete significativamente o desenvolvimento da economia brasileira. Em razão do...

leia na integra

ECONOMIA - Financiamento Imobiliário: Caixa anuncia alterações no programa

21/02/2020

A Caixa Econômica Federal deve anunciar nesta quinta-feira, 20 de fevereiro, uma nova linha de crédito imobiliário com taxa de juros fixa, sem nenhuma correção adicional, como taxa referencial (TR) ou inflação....

leia na integra

IRPF 2020 - Imposto de Renda 2020: Download do Programa

21/02/2020

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira, 20, o programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2020, ano base 2019. Os contribuintes podem fazer o download do programa:...

leia na integra

Obrigado pela visita!

Copyright (c) 2017 - Todos os Direitos Reservados -